
Cuidar do material escolar: 8 dicas para ensinar as crianças a ter mais responsabilidade durante o ano
Cuidar do material escolar é um dos ensinamentos mais importantes durante o ano letivo, mas ensinar é um desafio para pais e professores e, certamente, uma dificuldade para as crianças.
Isso porque as crianças geralmente agem no calor do momento. Quando chega a hora de ir embora, elas querem ir rápido para casa. Quando terminam o dever, querem sair correndo brincar.
E nisso, o cuidado com os materiais pode ficar em segundo plano. Mas com paciência é possível ensinar a eles que cuidar gera economia e como isso se reflete na vida deles.
Confira as dicas da Focus!
Antes de saber como cuidar do material escolar, entenda a importância disso para seus filhos
Ensinar as crianças a cuidar do material escolar faz parte do amadurecimento dos pequenos. Quando a gente cresce, entende a importância de preservar nossos bens, afinal, tudo o que conquistamos foi fruto do esforço do nosso trabalho.
Mas essa noção pode e deve ser criada desde cedo. Aos poucos ele passa a entender que o cuidado gera economia e, assim, entende a importância de poupar.
Outro ensinamento importante é sobre sustentabilidade e o quanto o consumo impacta no meio ambiente, um conceito que a criança deve dominar desde cedo.
8 dicas para ajudar seu filho a cuidar do material escolar
Diálogo aberto sobre responsabilidade
A responsabilidade de cuidar dos materiais é da criança. Portanto, converse com seu filho sobre a importância de cuidar do que é nosso.
Você pode aproveitar para abordar diferentes assuntos, como por exemplo, sustentabilidade e educação financeira, mas é importante que esse senso de responsabilidade seja passado para a criança.
Elabore um checklist de cuidados
Juntos, vocês podem criar uma lista de verificação para lembrar a criança de tomar alguns cuidados na escola, como por exemplo:
- usar os dois lados da folha de papel;
- fazer uma conferência dos materiais sempre que emprestá-los ou usá-los na escola;
- guardar os cadernos e livros sempre fechados, canetas tampadas, etc.;
- depois de usar, guardar tudo no seu devido lugar: canetas dentro do estojo, folhas soltas em uma pasta e assim por diante.
Tudo isso pode ser ensinado por pais e professores no início do ano letivo e relembrado ao longo dos meses.
Encape livros e cadernos
Encapar livros e cadernos prolonga a vida útil dos materiais e evita que fiquem sujos ao longo do ano.
Para motivar o seu filho a mantê-los sempre bem cuidados, vocês podem fazer juntos capas personalizadas para tornar o processo mais divertido.
Invista em uma mochila e lancheira de qualidade
Escolha mochilas e lancheiras resistentes e bem protegidas para evitar que os materiais sejam danificados a caminho da escola ou na volta pra casa.
Além disso, lembre seu filho de ter cuidado com ela, evitando colocá-la no chão ou jogá-la ao chegar da escola, por exemplo.
Incentive a autonomia
Ao falar sobre o cuidado com os materiais, incentive sempre a autonomia do seu filho. Ele não vai fazer tanta questão de cuidar de algo pelo qual ele não se sente responsável.
Por isso, ao invés de você, como mãe ou responsável, organizar os materiais dele, mostre como ele deve fazer a gestão dos próprios pertences e como isso vai influenciar na qualidade de vida dele.
Organizar a mochila diariamente
Incentive-o a estabelecer o hábito de organizar a mochila todos os dias antes de ir para a escola ou na hora de fazer o dever.
Isso ajuda a evitar a perda de materiais e a garantir que tudo esteja em ordem e até ajuda a não esquecer de itens que precisam ser levados no dia seguinte.
Reutilize materiais antigos
Ensine a importância da sustentabilidade ao reutilizar materiais do ano anterior. Verifique quais itens podem ser reaproveitados, como réguas, estojos e mochilas.
Grande parte dos materiais sobram de um ano para o outro e quanto mais a criança cuidar do material escolar, maior a durabilidade dos itens.
Mantenha os materiais limpos
Mostre a importância de manter os materiais limpos e bem conservados. Ajude-o a limpar regularmente canetas, estojos e outros itens para prolongar sua vida útil.
Estimule a criação do vínculo com o material escolar
Incentive seu filho a personalizar os materiais e com a ajuda dele, etiquete os itens com o nome da criança.
Quanto mais ela sentir que aqueles itens são de sua responsabilidade, maior o carinho e o cuidado que vai ter com os materiais.
Exemplo próprio
Seja você mãe, pai ou professor, seja sempre um modelo de comportamento responsável com os próprios materiais.
Mostre como você cuida dos seus pertences, incluindo material de trabalho, estudo ou as próprias coisas da casa mesmo.
Como os professores podem ajudar?
Por mais que os pais falem sobre isso em casa, eles não estão presentes na sala de aula para lembrar as crianças da importância da organização, mas os professores sim, e eles também podem ajudar nessa missão.
No início do ano, os professores podem preparar conversas e dinâmicas sobre o assunto, mostrar vídeos e exemplos de histórias que o ajudem a perceber a importância do cuidado com os próprios materiais.
Já ao longo do ano o professor também pode lembrar os alunos da importância de cuidar do material escolar com chamadas rápidas de atenção, como por exemplo, conferir se:
- não deixou nenhum material com o coleguinha;
- guardou todos os materiais na mochila;
- usou todos os espaços em branco da folha;
- lavou as mãos antes de pegar nos materiais, etc.
Confira também duas ideias de plano de aula sobre o cuidado com o material escolar:
- Objetivo: fazer a criança conhecer o material escolar, para valorizá-lo. Prepare atividades que ela possa usar somente lápis de cor, depois somente canetinha e, por fim, giz de cera. Atividades com tesoura, cola e outros materiais também podem ser pensadas.
- Objetivo: fazê-los perceber a importância da organização e do reconhecimento do que é seu e o que é do outro. Para isso, selecione um objeto pessoal de cada estudante e coloque-o ao centro da sala. Proponha a observação desses objetos e peça ajuda para que organizem, tentando identificar o que é de quem.
A Focus Uniformes é uma das fornecedoras oficiais dos kits de material escolar oferecidos pela prefeitura de São Paulo.
Aqui, você economiza e ainda tem acesso às melhores marcas do mercado. Verifique o saldo do seu benefício e adquira agora o material escolar do seu filho na Focus!
Conclusão
Cuidar do material escolar é uma lição valiosa que contribui para o desenvolvimento das crianças.
Ensinar sobre responsabilidade, sustentabilidade e autonomia desde cedo cria uma base sólida para o amadurecimento.
As oito dicas de Focus destacam a importância do diálogo com a criança e da organização diária para ensinar aos pequenos a dar valor ao seu material.
Como costuma ser a relação das crianças e o cuidado com as coisas aí na sua casa?